sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como recuperar um pendrive que não quer formatar

Rapaziada eu enfrentei esse problema e é mais fácil de se resolver do que se imagina.

Bom, se quando você espeta o pendrive no computador, aparece de cara uma janela pedindo para que ele seja formatado, e mesmo atendendo a esse pedido e tentado faze-lo pelo windows, mesmo assim não funciona. Não fique desespero e quebre seu equipamento.

LEIA ATENTAMENTE!

Existe uma forma de concertar tudo usando o Prompt de Comando do Windows, é assim:
1- Execute o Prompt de Comando do Windows como adminstrador (clicando com o botão direito, e escolhendo essa opção.)

2 - Com o programa aberto execute em sequência as seguintes linhas e comando (para quem nunca trabalhou com o Prompt de Comando, é necessário que respeite a grafia das palavras e os espaços entre elas, e pressione enter depois de cada linha de comando, o simbolo > é apenas indicativo não é para digitar).

>diskpart
>list disk      (obs: nessa opção vão aparecer todas unidades de armazenamento plugadas na máquina, O PENDRIVE GERALMENTE POSSUI O TAMANHO EM "MB")
>select disk 1 (obs: 1 é só um exemplo, na sua máquina pode está com outro número, 02 por exemplo, ai você coloco o numero 2 na linha de comando).
>clean
>creat partition primary
>format fs=fat32 quick (obs: quando você executar essa linha, ao chegar em 100%, repare que logo abrirá uma janela de execução do pendrive, NÃO FAÇA NADA NELA, continue e vá até o final).
>list partition
>active

Pronto! seu pen drive está salvo e recuperado!
Existe um vídeo muito bacana, no youtube.com, que ensina a fazer tudo isso, esse vídeo foi feito pelo Felipe Gomes. Assista aqui.
Aproveitem! 

22 comentários:

  1. Parabéns pela dica! fui formatar meu notebook pelo dos e modifiquei meu pen drive de fat32 pra raw! graças a sua dica consegui de primeira voltar meu pen de 8g a funcionar! Valew parabéns

    ResponderExcluir
  2. Deu certo cara, consegui recuperar meu pen Drive de 250 GB
    só que os meus outros de 8 e 4 GB não deram certo :(, mas vlw assim mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é,o meu é de 4 gb ,tb não deu certo...o que fazer ?

      Excluir
  3. Mano o meu nao funcionou quando eu digitei a parte "creat partition primary" disse que pode ser que nao haja espaço suficiente para criar uma partiçao... Por favor me ajuda, Meu pen driver e de 15 gb, Corrompeu e nao funciona mais ja tentei de tudo... Caso tenha outro modo me comunique hotmail: walterwanderson@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O meu deu esse erro também, o meu é um pen drive de 4Gb...
      O que fazermos?
      Obrigado!!!

      Excluir
    3. O meu tbm apareceu esse mesmo erro!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho um pen drive kingston 16g que funcionava normalmente, só que um dia coloquei um arquivo e creio que a memória se corrompeu, pois estava praticamente cheio. Desde então, toda vez que coloco ele em meu pc, ele pede para ser formatado. Porém, não formata, diz que o Windows não pode executar essa ação.
    O meu pen drive é reconhecido e tudo, inclusive a unidade dele aparece em "Meu Computador", porém, não pode ser explorada.
    Então eu baixei um programa chamado usb format tool que me foi indicado e a unidade "F" de meu pen drive é reconhecida pelo programa, porém ocorre um erro na hora de formatá-lo.
    Então, usei o prompt/cmd do pc, e quando digito "list disk" (como nas dicas acima) aparece somente o meu HD, não aparece o pen drive.
    E ao invés de pedir "list disk" eu já tentei ir direto à ação FORMAT F e quando eu teclo ENTER para iniciar a formatação, aparece um "erro na chamada IOCTL".
    Sendo assim, não sei mais que método utilizar para formatá-lo. Eu quero apenas recuperar o pen drive. O que faço?

    ResponderExcluir
  6. muitooooooooooo bommmm

    valeu mesmo !!!

    aqui funfou de boa !

    ResponderExcluir
  7. olá pode responder sobre esta mensagem após digitar "creat partition primary" disse que pode ser que nao haja espaço suficiente para criar uma partiçao... Por favor me ajuda, Meu pen driver e de 15 gb, Corrompeu e nao funciona mais ja tentei de tudo... Caso tenha outro modo me comunique hotmail: alans.mello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigado mano, foi de grande ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada! Achei que tinha perdido meu pendrive de 32GB! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela dica. No meu caso, tenho um pen drive de 256 GB que mostra esse tamanho mas quando colocava arquivos no "bendito", esses arquivos sumiam ou ficavam corrompidos. Nada funcionava. Fiz o procedimento acima - em vez de creat digitei create e no lugar de fat32, digitei ntfs. Ainda estou testando mas posso dizer que os arquivos de vídeo que coloquei no pen drive estão funcionando. Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela dica e pelo vídeo do Felipe Gomes! Consegui formatar um pendrive de 4GB e outro de 8GB. Já os considerava como perdidos, e tinham destino certo: lixo. Graças a sua dica, consegui formatá-los e agora estão funcionando normalmente. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. CARA VOU TE DAR UM BEIJO NA BOCA... TU É FODA . Vlw Pela dica abraço ,

    ResponderExcluir
  13. Uma dúvida: no momento que pedimos a "list disk" o pendrive não aparece listado, somente: "Disco 0" e "Disco 1"
    Posso colocar "2" e seguir os passos? ou não posso continuar, porque corro o risco de formatar a unidade errada?

    ResponderExcluir
  14. Cara oxe aline,
    Não sei se tu já fizestes, más tenta iniciar a máquina com o pendrive já plugado nela, isso servirá para saber se teu equipamento está apenas com problemas de reconhecimento ou de fato está queimado. Como saber? Simples! Quando ligares a máquina como pendrive plugado, tenta dar o boot por ele (geralmente é a opção "F12" logo ao ligar a máquina), se teu pendrive não estiver listado nas opções de boot ele provavelmente está queimado, ai já era...
    Caso apareça, tenta ir nas configurações de dispositivos em PAINEL DE CONTROLE/SISTEMA/GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS. O seu equipamento deve parecer com uma tarja amarela, dê um click direito sobre ele e atualize o drive. Isso pode fazer com que apareça no LIST DISK.
    Tente lá e me diz como foi.
    At.

    ResponderExcluir
  15. Eu recomendo o programa "guiformat" já testei vários métodos mas apenas este funcionou de verdade, se com este programa não funcionar seu pendrive deve está com problema de hardware interno.

    ResponderExcluir